E SE

E se... Palavrinha tão ingênua, separada não é capaz de muita coisa, mas quando juntas... Fica sempre presente nos arrependimentos, nas frustrações e nos sonhos. Sempre sendo mediadora da desgraça, com certeza deveria ser banida do vocabulário, não só a palavra mas também o significado, não deveria de existir o fato de deixarmos de conseguir ou de sentirmos algo por causa da ingênua e se.
Não seria simples se todos tivessem o livre arbítrio de conseguir o que quer? Ou de se apaixonar pela pessoa que quer, de ter as coisas que quer? de viver da forma que quer?
Sim seria simples, mas mais uma vez a e se estraga tudo, e se ela não fosse casada... E se eu tivesse coragem... E eu tivesse dinheiro... Ou se ela tivesse talento... E se pudesse beber e ficar bêbado quando e da forma como quisesse sem a maldita cirrose, sem o maldito câncer... Ou se todos fossem totalmente iguais. Mas não, a e se tem que estar presente com sua prepotência de nos mostrar que essas três letras juntas são mais fortes que o ser – humano, ela é tão forte que é capaz de acabar com sonhos, paixões, vontades. O finado Karl Marx quem o diga.
Fique atento, repare no e se em seu cotidiano e veja como ela se comporta, faço essa denúncia pelo fato de ela ter ficado imune todos esses séculos, chega de ter frustrações por causa da maldita e se, ela que é toda bonitinha... mas ordinária!


Rodolfo Santiago

Comentários

Filipe Ribeiro disse…
Realmente... É a condicional mágica que polue o pensamento, dos que acreditam aos presidiários... Torna tudo possível gramaticalmente e justifica qualquer fracasso... Belo texto!
Larissa disse…
Ótimo texto, realmente não notamos, porém o 'e se' nos atormenta e nos acompanha em todos nossos passos, várias vezes me vi decepcionada e, buscando um conformismo, acredito eu, utilizava o 'e se', porém via que ele não ajudava, apenas atrapalhava, me deixando mais revoltada por tal coisa não ter dado certo. Concordo, o 'e se' deve ser extinto ^^,rs.