Dez Mandamentos Update 3.11

art by gary larson

Ou “Atualização no caso da metáfora não ter sido compreendida.”
Olá, considerando algumas pesquisas recentes, Eu achei por bem permitir o download de um adendo sobre Meu texto original.
1º - Amar a Deus sobre todas as coisas.
Isso NÃO quer dizer que você deve odiar todas as demais coisas
, não quer dizer também que você deve ignorar, desprezar ou comportar-se feito um idiota com todo o restante do planeta e ser bom somente quando Eu estou no assunto. 

2º - Não usar o nome de Deus em vão.
Eu não influencio o resultado de jogos de futebol, explosões em usinas nucleares ou a recuperação de itens nos achados e perdidos. Eu não apoio guerras, não estou de um lado ou de outro.
Para essas coisas é que serve o Livre Arbítrio.

3º - Guardar domingos e festas de guarda.
Descanse um pouco.
Não criei vocês para trabalharem como escravos. Se fosse assim, coisas como praias, montanhas, amigos e família não precisavam existir já que ninguém ia parar para olhar a paisagem e lembre-se, também não criei vocês para fazerem outras pessoas trabalharem para vocês como escravos.

4º - Honrar pai e mãe.
Bem Eu sei que a paternidade e maternidade não transformam automaticamente uma pessoa ruim em boa, há aqueles que são cruéis e vazios antes de ter filhos e vão continuar sendo assim depois de tê-los. Se for esse o caso, use o livre arbítrio, faça sua vida ser melhor e não carregue o peso que o ódio gera.
Nos demais casos, é uma regra simples. Escute-os, aprenda e seja paciente.

 
5º - Não matarás.
Creio que temos um problema aqui. Onde isso não ficou exatamente claro? São só duas palavras! Não é um tratado filosófico ou científico. São duas palavras.
Eu não disse algo como “Irás a Lua a cada dois anos...” ou “Criarás em casa crocodilos gigantes em números ímpares”.
É tão complicado entender o conceito de deixar o próximo em paz?

6º - Guardar castidade nas palavras e nas obras.
Eu não estou dizendo para não fazer algo. Só procure encontrar um sentido em fazer esse algo. Simples e você vai se sentir muito melhor na manhã seguinte. 

7º - Não roube.
O que é seu é seu. O que é de outra pessoa é de outra pessoa. Se quiser compartilhar o que é seu, ótimo, mas não faça isso pensando em ganhar pontos no paraíso, isso não é um jogo do tipo “quem é mais bonzinho”. Se decidir fazer algo, faça apenas porque é o certo a ser feito. Se não quiser ok, é decisão sua. Mas não pegue o que é dos outros e isso vale para batedores de carteira, banqueiros, políticos, governantes, padeiros, pesquisas cientificas, etc.

8º - Não levantar falsos testemunhos.
Se tiver duas escolhas, escolha a verdade.
Então não diga ao mundo que ganhou 283 vezes seguidas na loteria, não diga que não sabia que aquela era madeira de uma reserva indígena, não fale que está extinguindo e explodindo a cabeça de baleias no mar com propósitos científicos, não diga que o efeito estufa não existe.
Em resumo pense antes de abrir a boca e não use ela para tapear outras pessoas. 

9º - Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos.
Podemos usar aqui o mesmo princípio citado anteriormente:
Eu não estou dizendo para não fazer algo. Só procure encontrar um sentido em fazer esse algo. É simples e você vai se sentir muito melhor na manhã seguinte. 

10º- Não cobiçar as coisas do outro.
O mundo é bem grande e o projeto dele foi bem feito modéstia a parte. Desde que ninguém queira ficar com tudo ou usar tudo de uma vez.
A palavra cobiçar não está limitada apenas aos relacionamentos pessoais... Não cobiçaras também o petróleo alheio, as fontes de energia renováveis ou os códigos genéticos de plantas e animais que podem ser transformados em medicamentos.

Em linhas gerais é isso. A nomenclatura pode variar um pouco de fonte para fonte.
Mas a idéia básica e bem sintetizada sempre foi:
Amar ao próximo como a si mesmo. 


Comentários