O estado ilusório.


Um estado pode ser mantido por atos ou fé.

Quando por ato, ele apoia-se e existe em objetos concretos, possui marcos, referências e parâmetros tangíveis e, mesmo os pontos subjetivos, estarão tão claros e perceptíveis que serão sentidos em toda construção da sociedade, ela irá, a cada dia, refletir a soma desses atos.

Nesse estado, mantido por atos, você poderá tocar as escolas. Saberá que elas existem e que há pessoas dentro delas. Pessoas que foram treinadas e preparadas para ensinar e pessoas que serão protegidas e incentivadas a aprender. A cada palavra, a cada pergunta feita pela sociedade, a cada questionamento público você poderá sentir os efeitos desse ato.

Nesse estado, haverá um sistema de saúde e você poderá tocar os hospitais. Saberá que eles existem e que há pessoas dentro deles, dispostas a cuidar, de modo preventivo ou efetivo, de sua saúde. Porque esse será um direito seu e não um gesto de caridade ou um favor. Nesse estado você saberá que tem as mesmas chances de cura de outras pessoas, independente da sua profissão, do dinheiro que possui ou posição social. A cada vida preservada você poderá sentir os efeitos desse ato.

Nesse estado, você terá leis e o povo terá representantes eleitos que serão a personificação de seus anseios e esperanças. O povo encontrará sua voz nessas pessoas e, caberá a elas, compartilhar, questionar e discutir o ideário comum e sempre, a cada dia, considerar o que é melhor para a nação que representam e da qual fazem parte. Não o melhor para eles próprios, não o que é mais conveniente e cômodo. Não o que é mais lucrativo, mas, o que é correto, o que deve ser feito.
Cada um deles compartilhará suas escolhas e decisões, não para ser reeleito no ano seguinte, mas sim, para garantir que nos próximos cinquenta ou cem anos haja evolução.

Esse é o estado mantido por atos.
A força dele não está em suas concepções teóricas, legislativas, jurídicas ou militares.
Seu poder está em ser real.

O outro estado é o estado mantido por fé.
Onde você acredita que um dia todas as pessoas tenham acesso a educação.
Onde você espera que, em algum momento, as pessoas parem de morrer por causa da ausência de atendimento médico e cuidados básicos com a saúde.
Onde você sonha com um futuro no qual, as pessoas que formam as instituições e o governo, percebam que não são melhores do que o povo, que na verdade, elas existem para servir o povo e zelar pelo bem estar deste.

Esse é o estado mantido por fé.
A força dele não está apenas no egoísmo desesperado e primitivo, na vaidade ou falta de ética.
Seu poder está em ser somente uma ideia.
Confortável, estagnada e falsa.
E não exigir atos.


Seu poder
Está em ser
Somente
Uma ilusão.





...


Comentários