Você conhece Salem?


Photo by welovetaipei
https://www.flickr.com/photos/we_love_taipei/



O Brasil está conseguindo um equilíbrio biológico raro em seu ecossistema de ideias... Algo novo em todo mundo, uma situação inédita, que talvez tenha sido causada por décadas de total descaso com educação, preguiça de pensar, quem sabe tenha sido tv demais, radiação gama, excesso de nonsense ou transgênicos, bem, é difícil saber a causa exata.

O fato é que conseguimos alcançar uma ponto sem precedentes na humanidade onde todos conseguem estar errados ao mesmo tempo e isso é algo novo e fantástico. Senão vejamos:

Direita que acha o país atrasado mas se comporta como um bando de neandertais, gritando impropérios furiosos ao lado dos filhos pequenos em um estádio como se fosse a coisa mais fina e evoluída de se fazer.

Esquerda que para apontar os pontos negativos de determinado candidato sente-se soltinha para fazer uso de discursos homofóbicos e machistas.

Feministas que acham normal defender discursos fascistas, desde que eles tenham sido proferidos por uma mulher.
Vegetarianos cuja noção de humanização e racionalidade no uso de alimentos envolve transformar todo o pantanal em uma plantação de soja gigante.
Protetores dos animais que defendem campos de concentração para criminosos + testes biológicos em presos e que ainda se acham almas bondosas e iluminadas.

O que nos leva a essa situação insólita do país, o momento em que todos conseguem estar errados ao mesmo tempo das mais criativas e horrendas formas e onde, as pessoas de bem, apoiam-se em argumentos e atos escrotos para propagar sua bondade e benevolência.

Talvez eu esteja errado, junto com todas as outras pessoas, mas essa nova realidade me lembra muito uma frase sobre a cidade de Salem.

"Conhece Salem? Aquela cidade simpática... Aquela cidade onde as pessoas de bem se reuniam para queimar os malvados vivos em fogueiras."




...

Comentários